Reestruturação da saúde de Pelotas pauta reunião de direção do Simers com prefeita Paula Mascarenhas
03/02/2022 10:16 em DEFESA

A diretora Regional Sul, Daniela Alba, acompanhada do delegado do Simers em Pelotas, Paulo Barragan, se encontraram com a prefeita Paula Mascarenhas e a secretaria da Saúde, Roberta Paganini, no fim da manhã desta terça-feira (01). O encontro, motivado pelo recrudescimento de casos de covid-19, também serviu para explicar alguns projetos de melhorias e reorganização do sistema municipal de saúde. Dentre as melhorias: a ampliação da UPA Bento, que atualmente sedia o CASG (Centro de Atendimenro às Síndromes Gripais), que abrigará o novo hospital especializado em urgências e emergências. 

A futura unidade, que tem previsão de conclusão em 2024, ocupará além da atual estrutura, mais um terreno lateral, onde terá 120 leitos, sendo 20 de UTI. Ainda de acordo com a secretária, o município passará por uma reorganização, inclusive na regulação de cirurgias. As UBSs, cerca de 50 ao todos, migrarão para um sistema de co-gestão, previsto para sair do papel ainda em março próximo. Para Paganini, o benefício é proporcionar agilidade aos pacientes na procura dos serviços. 

Reajuste do valor-hora 

À diretora Daniela, Paula Mascaranhas confirmou o reajuste da hora de trabalho dos médicos das UPAs de Pelotas, que já vinha sendo pleiteada pelo Simers junto ao município desde o último trimestre de 2021. "Dentro das condições expostas pelo município, bem como todo o projeto de melhorias, o aumento, mesmo que módico, já é um sinal de boa vontade por parte da Administração", disse Alba. 

O Simers também relatou problemas estruturais em várias unidades de saúde. A prefeita reconheceu os déficits nos ambientes, e se comprometeu em, logo que a pandemia se acalmar, " voltar a investir com força e aperfeiçoar os serviços à população", afirmou Paula.

 

COMENTÁRIOS