Câmara de Porto Alegre aprova título de Cidadão de Porto Alegre a Marcelo Matias
30/09/2021 15:17 em MÉDICO

Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA) aprovou, na tarde desta quarta-feira, 29, o título de Cidadão de Porto Alegre ao médico e presidente do Simers, Marcelo Matias, proposição da vice-líder do Governo, vereadora Comandante Nádia Gerhard.

Em sua justificativa ao Projeto de Lei do Legislativo (PLL 294/21), a parlamentar destaca sua relação com a capital dos gaúchos, onde, desde de cedo, iniciou seus estudos e sua formação como cidadão e profissional.  “O Dr Matias tem pautado o seu trabalho na melhoria do atendimento à saúde da população gaúcha e porto-alegrense, através de medidas e no debate na busca de soluções para o enfrentamento da grave pandemia do Coronavírus (COVID-19)”, enfatizou.

Marcelo Marsillac Matias, nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em 06/03/1967. Estudou no Colégio Farroupilha e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 1992. Entre os anos de 1993 e 1995, fez sua residência médica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Marcelo Matias, atua, desde o ano de 1995, como preceptor de ginecologia e obstetrícia no Hospital Municipal Materno Infantil Presidente Vargas.

Já em 2011, ingressou como médico contratado no Hospital Universitário de Canoas e, em 2013, como preceptor na Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil. Desde de 2019, é professor da mesma faculdade, tendo sido homenageado por diversas turmas do curso de medicina. Sua atuação médica, dentro de sua especialidade de ginecologista-obstetra, tem sido, principalmente, em planejamento familiar, dor pré-crônica e cirurgia minimamente invasiva.

Sua destacada atuação em favor da defesa da saúde da população, através de sua categoria profissional, fez com que Marcelo Matias, fosse diretor de 2004 a 2015 e conselheiro de 2016 a 2018, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). Atualmente, é o presidente do mesmo sindicato médico, gestão 2019-2021. Ainda não foi definida a data da entrega do título de Cidadão da Capital gaúcha.

 

COMENTÁRIOS